Devaneios

Lisboa desde o sofá

Estou em Lisboa sentada no sofá entre rascunhos que não saem à luz, tenho um quadro de Dali em frente, entra o vento pela janela e chove, faz frio.

É um dia cinzento daqueles que eu gosto e não quero que a minha mão pare de escrever, um segundo pode ser mortal, a vida pode mesmo ser um segundo. Questiono-me sobre a cidade, é ela a minha casa agora?

Restauradores -Lisboa
Lisboa desde o sofá ou desde qualquer perspectiva

Não olho pela janela, já sei que a  vejo, já sei todos os seus ângulos e hoje sei que apenas está diferente porque chove porque não vejo o rio nem as serras, hoje só se deixa ver quando quer, quando se abre o dia por momentos, quando uma nuvem passa no mesmo passar de um sonho que esvoaça por cima dos telhados, sonhos de quem habita a cidade, dos que aqui passam, dos que ficam, Lisboa.

A minha janela
Lisboa desde a minha janela

Neste momento sinto amor por ti e lembro-me das tuas ruas, dos teus miradouros que podem ser uma janela como a minha, haverá melhores mas esta é a Lisboa que vejo, que amo, que odeio, és tu, nua sem filtros feita de sonhos, de desiluões, de vida.

Tejo
Anoitecer junto ao Tejo

Fico a pensar o que acontece neste minuto, quantas pessoas cruzam a rua, quantas olham o Tejo, quantas mãos trabalham enquanto eu estou aqui, sentada no sofá. Confesso-te que por vezes quero ir embora, cansa-me a tua miséria, a tua azáfama mas não é por seres Lisboa é por seres cidade.

Lisboa
Quantas pessoas cruzam neste momento as tuas ruas?

Daqui o rio parece-me distante, as casas perdem-se no horizonte. Sei que dependo de ti agora mas não será para sempre porque preciso dos campos, do verde da seara e das papoilas na Primavera, preciso de tempo. Aqui tudo tem horários, tudo acontece, tudo voa.

Não deixei de mover a mão, não olhei pela janela, contínuo sentada no sofá mas com a mesma questão sobre a cidade. É ela a minha casa agora?

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s