Guia

Trabalhar no Algarve – Guia para viajantes

Olá a todos! Estão a viajar e precisam ganhar uns trocos para seguir viagem? Curtiam conseguir um trabalho de Verão? Pois é depois de todo este tempo sem escrever no blogue devido a mudanças, bloqueios e claro muitas desorientações, estou de volta e hoje trago-vos uma guia sobre Viver no Algarve.

viver-no-algarve
Viver no Algarve não é só praia e festa também há castelos e história

 

Porque o Algarve?

Na verdade não escolhi viver aqui, vim à uns anos porque não conseguia trabalho em Beja e fui ficando ( pelo menos nos meses de Verão), o ano passado fui para Lisboa mas decidi voltar porque não me identifico com a vida em grandes cidades e sou mais feliz aqui.

Trabalho Sazonal

Acredito que esta seja uma opção a descartar se tem família ou procuram estabilidade mas para quem procura viver a viajar é perfeito e é o tipo de trabalho que mais se encontra por aqui, sendo a época alta o Verão. A melhor época para começar a procura é a partir de Março/Abril e a maior parte dos trabalhos são relacionados com a hotelaria e o turismo.
Normalmente no final de Outubro terminam os contratos sazonais quando muitos hotéis fecham.
Não esperem trabalhos fáceis e horários de escritório, aqui trabalha-se muito.

viver-no-algarve
Mas também existem praias assim

Como consigo trabalho no Algarve?

É muito fácil, a procura de mão de obra é muita e basta enviar currículos desde qualquer ponto do país. Óbvio que se tiverem uma morada algarvia tudo será mais fácil mas isso não é impedimento, já vim duas vezes trabalhar para o Algarve enviando currículos desde Beja. Além da conhecida página Net-Empregos, deixo-vos mais 3 como sugestão:

AlgarveEmprego ( também tem página no Facebook, onde se encontra mais actualizado)
Turijobs
Turilink

Muitos hotéis também tem página de recrutamento, basta enviarem candidaturas espontâneas ou concorrerem as vagas que se apresentem disponíveis.

Existem também as agências de trabalho temporário, basta inscreverem-se. Estas são as que mais bombam por aqui:
Timing
Talenter
Algartempo

Em relação à marcação de entrevistas se não estão no Algarve, peçam para marcar por Skype.

Como conseguir casa?

Este é um caso complicado pois os alugueres são na maioria para férias sendo missão impossível conseguir casa ou apartamento ou mesmo um quarto no Algarve ( Nem vamos falar dos preços) mas pessoal há montes de hotéis que oferecem alojamento aos colaboradores o que é perfeito se queremos juntar dinheiro.

Como funcionam os alojamentos dos hotéis?

Os alojamentos são partilhados com mais pessoas e não esperem encontrar as melhores condições do mundo nem terem um quarto só para vocês mas lembre-se que não estão a pagar nada ou seja a vossa conta consegue ficar recheada nuns meses. É muito bom chegar ao final do mês e não termos nenhuma conta para pagar, esqueçam rendas, água, luz, gás etc…

 

viver-no-algarve
Também há muitos trilhos e natureza

Estão a viajar de carrinha/autocaravana e precisam ganhar uns trocos em viagem?

Óptimo! Pois imaginem que conseguem trabalho num hotel vocês tem acesso aos duches e ao refeitório do staff e assim não precisam recorrer ao alojamento, dormem no vosso espaço e não tem que se preocupar em cozinhar ou conseguir sítio para tomar um duche.

Transportes – A dependência do carro no Algarve

Infelizmente viver no Algarve sem carro não é fácil, eu tenho sobrevivido mas sem dúvida que não tenho a mesma liberdade de movimento.
Os transportes públicos além de caros são péssimos.
O meu meio de transporte é a bicicleta que dá perfeitamente para fazer a vida de dia-a-dia, trabalhar, ir às compras etc.
Aqui como se costuma dizer pedala-se grátis, só falta mais pessoal adoptar este meio de transporte e deixar o carro em casa para ir trabalhar!

A maior parte das agências de trabalho temporário também proporciona transporte aos colaboradores.

Em relação a passear, há comboios e temos a EVA que é a empresa de autocarros que opera por cá. O comboio é sempre mais rápido e barato que os autocarros mas nem sempre as estações são no centro das cidades.

viver-no-algarve
E pores-do-sol assim…

A vida em geral ou como é isto de viver no Algarve

Tudo depende do vosso gosto, eu adoro a natureza e aprecio o Algarve genuíno que já se destruiu. Não me vão encontrar nas festas mais badaladas e cheias de glamour nem em praias cheias de gente e espreguiçadeiras em Agosto.

Odeio esses clichés de que o Algarve é praia e festa. Odeio o que se fez com uma terra que a meu ver deveria ter sido considerada Parque Nacional.

Deveria-se ter conservado o seu património tanto natural, cultural como edificado em vez de a terem convertido num parque de diversões, por isso se também não se identificam com o que nos fazem acreditar que é esta zona, venham e não tenham medo de viver à vossa maneira, ninguém vos obriga a ir ao Aquashow ( Eu nunca fui nem tenciono ir), prefiro fazer outro tipo de planos. Tudo depende do que vocês procuram.

O que acharam deste guia? Estão preparados para descobrir o Algarve e ganhar uns trocos para seguir viagem?  Gostavam de viver no Algarve? Espero ter ajudado e se tiverem mais dicas deixem nos comentários 🙂

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s