Espanha

Las Cárcavas, uma lição de geologia e história

Parece que acabamos de aterrar noutro planeta, as dimensões que nos amparam a ponta dos pés e o vermelho alaranjado hipnotizam-nos e respira-se um ar diferente, um ar seco de deserto que resolveu instalar-se ali no meio de montanhas e de uma cidade que se vê ao longe, inalcançável.
O dia anterior à descoberta das Cárcavas abri o wikiloc uma página que costumo usar bastante, onde podem pesquisar diversos tipos de trilhos. Descobri este local que mais parece  um sítio longínquo  que uma realidade que tenhamos a quilómetros de casa. Parecia ser um lugar quase desconhecido para os parâmetros que circundam uma grande cidade e isso é de louvar.
las-carcavas
Las Cárcavas na Sierra de Ayllón

 Las Cárcavas localizam-se na Sierra de Ayllón, província de Guadalajara a norte de Madrid.

O Ponton de Oliva é a base para nos estabelecermos , uma barragem com muita história que contar. Foi construída em 1851 baixo o reinado de Isabel II e com o ministro de obras públicas a cargo, Juan Bravo Murillo.

Até aí Madrid tinha acesso a água potável através de fontes públicas ou privadas por meio de uma rede de canais subterrâneos de nome “Qanatas”, construídos na Idade Média e ampliados conforme a necessidade até ao Séc. XIX . Esta barragem seria o ponto de partida do Canal Isabel II que iria levar desde o Rio Lozoya a água até aos depósitos situados em Madrid a mais de 70km, criando assim um novo sistema de abastecimento de água para a capital.

DSCN0616
Barragem de Ponton de Oliva

Os trabalhadores eram constituídos por operários e presidiários das guerras carlistas. Formavam parte de uma mão-de-obra que trabalhava em condições muito duras, sendo alvos de torturas e de epidemias de cólera. Hoje podemos encontrar testemunhos da situação numas argolas que se encontram pelas paredes da barragem que serviam para prende-los.

Inaugurou-se em 1858 a barragem mas rapidamente se descobriu infiltramentos e em 1882 teve que ser substituída pela barragem El Villar.

Como imaginam ainda não se estudavam causas geológicas para a realização de uma obra e daí surgiram muitos problemas com infiltrações e perdas de água devido às canalizações se situarem nas rochas com desenvolvimento cárstico ou seja com tendências para a formação de grutas.

las-carcavas
Parque de estacionamento de Ponton de Oliva onde começa o trilho para as Cárcavas

Não sou fã de barragens mas achei que esta tinha uma história interessante mas nem vamos falar de danos paisagísticos, humanos e de património geológico afectado.

Hoje é uma zona muito concorrida para fazer escalada e desportos de aventura e é aqui que temos que deixar o carro estacionado para encontrar o caminho até às Cárcavas.

Mas afinal o que são as Cárcavas?

É uma formação criada por agentes erosivos que produziram uma espécie de agulhas de areia com mais de 40 metros de altura, é um grande exemplo de erosão em materiais pouco consolidados pela água da chuva. As precipitações, o vento e a sua formação geológica formaram as tais agulhas mas também crostas, barrancos e formas singulares. Criando esse aspecto lunar e de outro planeta. Por isso já sabem não é o deserto nem o Vale da Morte, são Las Cárcavas na província de Guadalajara.

las-carcavas
Depois da subida até quase aos 1000 metros esta é a primeira visão das Cárcavas
las-carcavas
Vista do trilho

Este tipo de paisagem também é conhecido por “badlands”.

A subida é dura mas quando damos conta que estamos a muito pouco dos 1000 metros de altura e que chegámos até lá com os nossos pés e nos sentamos para apreciar as vistas sentimos a recompensa, eu chamo-lhe a liberdade das altitudes. Há distintas rotas para ver as Cárcavas, este trilho permite-nos ver as formações desde cima mas há outra que nos permite caminhar pela zona baixa.

las-carcavas
As fotos nada tem a ver com a realidade e o impressionante que são as Cárcavas
las-carcavas
Agulhas de areia com mais de 40 metros de altura
DSCN0588
Vistas de montanha

Informação Práctica:

Para chegar ao Ponton de Oliva desde Madrid :

De carro

Ir pela N-1 e apanhar o desvio com direção Torrelaguna, atravessa-se a localidade em direção a Patones, continuar pela mesma estrada até encontrar umas placas que nos indicam a barragem de Ponton de Oliva, aí podem estacionar apanhando um desvio à direita que nos deixa na base da barragem.

De Autocarro

Desde a Plaza Castilla, Linha 197 direcção Torrelaguna, o melhor é ficarem em Patones de Abajo a 5km do início de uma rota que vos leva até lá.

http://www.madridbuses.com/autobuses-interurbanos/horarios-197-madrid-torrelaguna-uceda.html

Mapa do Trilho : 

Ponton de Oliva – Las Cárcavas

 

(Este post deriva do meu blogue antigo)

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s