Espanha

Córdoba,uma andaluza charmosa

Córdoba, além de charmosa é sem dúvida um local com grande importância na História e que nos transporta a épocas passadas onde cristãos, judeus e muçulmanos conviviam diariamente. O legado árabe desta cidade é o mais evidente, as ruas suam calor oriente e emanam cheiros a flores que aparecem em pátios frescos regadas por fontes.

Terra também de grandes filósofos como Séneca, Maimónides e Averroes ou do grande pintor Julio Romero que pintou as enigmáticas gitanas cordobesas.

DSCF2142
A fantástica Mesquita de Córdoba
480px-La_chiquita_piconera_by_Julio_Romero_de_Torres
La chiquita piconera de Julio Romero, Foto do site : https://commons.wikimedia.org
DSCN3717
Perder-se pelas ruas de Córdoba em dias de chuva é mágico

Há laranjeiras que cresceram conforme o que lhe deram, o tronco estreitou-se e adaptou-se àquelas paredes sinuosas e brancas que buscavam refugio do sol, algum oásis.

 

Desde a Ponte Romana que atravessa o Rio Guadalquivir temos uma excelente perspectiva da cidade, continuando até à Porta da Ponte e subindo um pouco mais encontraremos a Mesquita de Córdoba o monumento mais importante de todo o Ocidente Islâmico.

DSCN3443
Córdoba desde a ponte romana

Em 929 Córdoba torna-se capital do Califado Independente de Damasco o que faz de esta cidade um centro de conhecimento e de poder, no mesmo pátio da Mesquita havia uma espécie de praça pública com postos de artesãos onde se davam aulas de matemáticas e geometria. O pátio coberto de laranjeiras convida-nos a relaxar na sua arcada e nas suas fontes à sombra do laranjal que se espalha pelo centro da Mesquita, quantas tardes parei aqui só para ler um bom livro num bom sítio.

 

A Mesquita está construída sobre um antigo templo cristão-visigodo mandada construir por Abd al- Rahman I em 786 e com Al-Hakam II foi aumentada em direcção ao rio até no Séc VXI o bispado realizar dentro da Mesquita uma Catedral. Um detalhe misterioso sobre ela é que o Mihrab não está direccionado para Meca como é habitual e sim para Damasco.

DSCN3432
Detalhes da Mesquita

Passear pelas ruas da antiga Judiaria é uma mistura de cheiros , ruas estreitas, casas brancas, varandas de flores, tudo cheio de recantos mágicos e pedaços de história em cada esquina que viramos com vários museus e monumentos como a incrível Sinagoga que se pode visitar grátis  se és cidadão da UE. Os judeus deixaram também o seu legado , a cultura Sefardita respira-se aqui,os Sefardi é como são designados os descendentes de judeus em Portugal e Espanha.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A maioria dos turistas que visitam a cidade não tem o costume de sair da zona mais conhecida considerada património da humanidade pela UNESCO. Se formos à aventura encontramos uma zona com ruas bastante interessantes com muitas igrejas e ermitas e detalhes interessantes como a plaza de la Corredera por exemplo.

Esta praça é o único exemplo de uma praça castelhana em Andaluzia como as que podemos ver em Madrid ou Salamanca.

DSCN3722
Plaza de la Corredera

Podem também visitar vários sítios grátis como a Sinagoga, a Posada del Potro ou as Caballerizas reales.

Como já referi tudo é história por isso deixar-vos ir pelas ruas sem rumbo absorvendo cada detalhe, respirando estes ares a Damasco.

DSCF3199
Ruas e mais ruas

Quero ficar aqui nestas arábias onde não há mil e uma noites nem deserto.

Há o Guadalquivir.

Há flamenco que soa das guitarras e becos silenciosos onde os meus passos são música.

Vou, mas fico.

Até já Córdoba.

(Este post deriva do meu blogue antigo)

 

5 opiniões sobre “Córdoba,uma andaluza charmosa

  1. Sim, Espanha tem paisagens fascinantes!
    Entretanto irei publicar mais artigos sobre Espanha e já sabes passa por Córdoba. Bom 2019 cheio de viagens 😀

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s