Pedriza Mágica

A Cuenca Alta del Manzanates pertence ao Parque Nacional da Sierra de Guadarrama e a zona onde nos dirigimos é conhecida pela Pedriza, esta zona é o maior conjunto granítico que podemos encontrar na Europa e foi declarada pela UNESCO em 1993 Reserva da Biosfera.
DSCN0312
A Pedriza, tão perto e tão longe de Madrid
DSCN0336
Pedras, muitas pedras…

Fui à aventura sem uma rota exacta, decidi seguir o curso do Rio Manzanares e ir contemplando as suas águas transparentes e as as cascatas que se formam entre os rochedos até avistar uma ponte que cruzei e segui caminho pela outra margem.

DSCN0296
Perdida na Pedriza

É um trilho entre um denso pinhal que nos leva até uma panorâmica que nos convida a sentar e reflexionar sobre o grande dilema das grandes cidades e da civilização, sempre dou por mim a pensar isto quando me encontro na Pedriza, a metrópole ali ao lado, não parece mas está lá.

Segui caminho entre um trilho de pedras desta vez até à famosa Charca Verde onde terminou o  trajecto de ida, agora restava voltar pois já não tinha tempo de continuar porque o anoitecer já dava sinais e decidi fazer aqui a última pausa mas a Pedriza ainda tinha uma surpresa para mim.

DSCN0318
Quedas de água  que vamos encontrando
DSCN0680
Natureza mágica

Olhei para a zona mais alta e avistei umas 3 cabras, uma delas desceu e esteve bem pertinho, pareceu-me que talvez estivessem habituadas aos humanos, não sei mas a  oportunidade de ver uma Cabra Montês tão perto foi uma experiência única e que não esperava.

DSCN0356
A destreza com que elas andam entre as pedras impressiona

A Cabra Montês ( Capra Ibex) é originária do Sudoeste da Ásia e são animais muito resistentes, preparados para o frio, saltar e trepar com grande destreza e agilidade pelas rochas, sendo por isso a Pedriza um habitat perfeito para elas. Vivem normalmente em manadas constituídas por fêmeas e jovens ou manadas de machos à excepção de alguns machos velhos que preferem viver em solitário.

DSCN0369
A cabra montês que se aproximou

Na verdade tanto as cabras como a maioria dos pinhais que podemos encontrar são resultado de repoblações vindas de outras zonas de Espanha pois nos anos 80 encontravam-se extintas aqui.

DSCN0729
Pinheiros, água e pedras

Guardo para sempre esse momento cheio de magia, de estar a metros de um animal selvagem.

A Pedriza é um local cheio de trilhos e sítios fantásticos onde podemos banhar-nos. No Verão os banhistas são os principais usuários do parque e torna-se um tanto massivo mas é fácil entender o porque a cerca de 400 quilómetros do mar esta é uma das praias da capital.
Na próxima vez que estejam pela capital espanhola se são amantes da natureza façam uma escapada à Serra e conheçam este paraíso dos Madriles. 🙂

Informação Práctica

Autocarros

Madrid /Manzanares el Real

http://www.crtm.es/

Site do Parque, onde podem encontrar trilhos e informação 

http://www.parqueregionalcamanzanares.org/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s