Devaneios

Encaixar

Encaixar, na cidade, no local onde vivemos, na sociedade.

Podia chamar-lhe de adaptação mas acho que não seja a mesma coisa porque adaptar-nos é querer fazer parte de algo, é porque estamos numa nova situação e queremos torná-la normal nas nossas vidas. Eu sinto-me encaixada na vida de cidade, por vezes tento que seja algo natural, tento adaptar-me, encará-la como minha mas não consigo.

Cada dia que passa na cidade, é mais um dia a caminho de um abismo, a auto-estrada, os carros, o metro, as pessoas com faces a transbordar exaustão, cansam-me.

Sempre que vinha à cidade ficava a olhar para os prédios, imaginava a vida de cada um, desde a luz da janela acesa, alguém que via deambular pela cozinha, a roupa estendida na varanda, a janela fechada porque não está ninguém em casa, as vidas que se cruzariam sem saberem quem vive ao lado durante anos. A minha avó sempre me disse ser incapaz de viver num apartamento, sem quintal e o que lhe faria mais confusão era não saber quem são os vizinhos porque na aldeia sabe-se até demais da vida de quem vive ao nosso lado, se não há salsa para cozinhar bate-se na porta do lado e os bons dias dão-se a todas as pessoas que nos cruzamos na rua, aqui esta realidade não encaixa, assim como eu.

Desde que terminei de ler “A Cidade e as Serras” de Eça que olho para os aglomerados de prédios de outra maneira porque lá diz que ” são armazéns de humanidade”, esta frase ajudou-me a entender toda essa inquietude que me criaram até hoje os prédios e reflecte a vida na cidade, a humanidade vive encaixotada, armazenada, seja em casa, no trabalho ou nas ruas.

Tento todos os dias, antes chamei-lhe como vos disse fase de adaptação mas ela não passou, não me adaptei por isso o correcto será dizer que estou a encaixar porque assim há sempre a possibilidade de eu ser uma peça que não encaixou com as outras e ir embora, não voltar, não fazer parte de uma vida tão artificial, individual, tão encaixotada.

Rascunhos, Lisboa 2017

Encaixar
Um arco íris visto desde a minha prateleira no armazém

Uma opinião sobre “Encaixar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s